A singularidade da Bíblia – 2ª Parte

A singularidade da Bíblia – 2ª Parte

É preciso ter fé para acreditar que a Bíblia não é uma obra de Deus.


Observe e considere

Na Lição 3, examinamos a diversidade e harmonia da Bíblia e a confiabilidade textual – dois atributos que a tornam única entre todos os livros do mundo. Hoje estudaremos mais dois aspectos que realmente separam a Bíblia de qualquer outro livro e que lhe dão credibilidade como o ponto de referência mais confiável de todos em nossa jornada da vida.

A Bíblia é única em sua exatidão histórica.

Exatidão histórica é mais um fator que deve ser considerado quando se analisa a confiabilidade de um texto antigo. Em outras palavras: as descobertas arqueológicas confirmam o que está escrito no texto? No caso da Bíblia, a resposta é clara...

  • “[...] Podemos afirmar categoricamente que nenhuma descoberta arqueológica jamais contradisse uma referência bíblica. Comparações entre achados arqueológicos confirmam, de modo geral ou específico, as afirmações históricas da Bíblia. E, do mesmo modo, uma avaliação adequada de descrições bíblicas frequentemente conduz a descobertas surpreendentes.”

          – Dr. Nelson Glueck (Rivers in the Desert, p. 31)

  • “[...] A arqueologia confirmou inúmeras passagens que haviam sido rejeitadas por críticos como não sendo históricas ou contrárias a fatos conhecidos... Entretanto, descobertas arqueológicas provaram que essas acusações... são falsas e que a Bíblia é confiável exatamente naquelas afirmações que foram descartadas por não serem consideradas confiáveis... Não conhecemos nenhum caso em que se tenha provado que  a Bíblia está errada."

          – Dr. Joseph P. Free (Archaeology and Bible History, pp. 1, 2, 134)

A Bíblia é única em seu registro profético.

Antes de analisarmos o registro profético da Bíblia, é importante entender o que distingue os profetas bíblicos de outras pessoas que afirmam ser profetas.  De acordo com o livro de Deuteronômio, o que prova que um profeta é verdadeiro é a precisão absoluta de sua profecia. Se alguém que afirmava ser profeta não fosse aprovado nesse teste, seria punido com a morte.1 Isso sim é motivo para falar em nome de Deus com exatidão!

É extraordinário descobrir que há mais de 1.800 profecias na Bíblia.2 Muitas delas se cumpriram durante a vida do profeta que as proferiu. Um número ainda maior se cumpriu desde que a Bíblia foi escrita. Muitas profecias ainda estão para ser cumpridas. Até hoje, nenhuma profecia esteve errada!

No Antigo Testamento existem mais de 300 profecias que foram expressamente cumpridas por Jesus Cristo e registradas no Novo Testamento.3 Em seu livro Science Speaks [A ciência fala], o matemático Peter Stoner calculou a probabilidade matemática de uma pessoa cumprir apenas 8 dessas mais de 300 profecias. O resultado é de 1 em 1017, ou seja, uma chance em 100.000.000.000.000.000.4

Stoner explica esse número da seguinte maneira: “Se pegarmos 1017 moedas e as espalharmos sobre o Texas, elas  cobrirão toda esta superfície formando uma camada de 60 cm. Agora faça uma marque numa dessas moedas e misture-a cuidadosamente entre as outras. Coloque uma venda sobre os olhos de um homem e diga a ele que ele pode ir para onde quiser, mas deve achar essa moeda específica e dizer ‘É esta’. Quais as chances de alguém encontrar a moeda certa? A mesma chance que esses profetas tinham ao escrever essas oito profecias e vê-las cumpridas em um só homem.” 5

Quando Stoner calculou a probabilidade de um só homem cumprir 48 profecias, o resultado foi de 1 em 10157.  Ou seja, 10 seguido de 156 zeros! 6 Imagine como seria improvável que um só homem cumprisse as mais de 300 profecias que foram cumpridas em Jesus. Não haveria páginas suficientes neste guia de estudo para conter o número de zeros desse fator de probabilidade. Na realidade, sem o envolvimento divino, seria impossível um só homem cumprir todas estas profecias com base no acaso.

Pergunte e reflita

  • Afirmamos antes que, se realmente examinarmos a natureza da Bíblia, é preciso ter mais fé para crer que ela foi simplesmente escrita e compilada por homens do que para crer que ela é uma obra de Deus. Você concorda com esta afirmação? Se não, por que não? Se não, como você explica as profecias cumpridas na Bíblia?
  • Na lição 1 tratamos do significado da vida, e a lição 2 aborda nossa necessidade de um ponto de referência para encontrar o caminho na jornada da vida. Nas lições 3 e 4 examinamos vários motivos pelos quais a Bíblia é um ponto de referência confiável como nenhum outro.

Se o seu ponto de referência na vida não é a Bíblia, como ele se compara à Bíblia?

Decida e aja

Na lição 2 afirmamos que a sua compreensão determina o seu caminho, e seu caminho determina o seu destino. O que você escolhe como ponto de referência na vida é fundamental.

O Salmo 119.105 diz que a palavra de Deus é “uma lâmpada aos meu pés e luz para meu caminho”. Se você ainda tem dúvidas se pode ou não confiar na Bíblia como seu ponto de referência na vida (a lâmpada para iluminar e guiar o seu caminho), então decida hoje fazer o que for necessário para resolver estas questões com as quais está lutando. Faça uma lista de suas dúvidas e procure a ajuda de um pastor ou professor bíblico para explorá-las mais a fundo.

For Further Study

  • Josh McDowell, Evidence That Demands a Verdict, Historical Evidences for the Christian Faith, Revised Edition. (© Campus Crusade for Christ, Inc. HERE’S LIFE PUBLISHERS, INC, San Bernardino, Ca, 1972).
  • Ron Ritchie, The Messianic Prophecies (Discovery Publishing Company, Palo Alto, CA, 1993). (http://www.pbc.org/series/the-messianic-prophecies). Retrieved October 5, 2006.

Footnotes

1Deut. 18:20.
2J. Barton Payne’s Encyclopedia of Biblical Prophecy (© New York: Harper & Row, 1973) lists 1,239 prophecies in the Old Testament and 578 prophecies in the New Testament, for a total of 1,817. These encompass 8,352 verses.
3Josh McDowell, Evidence That Demands a Verdict, Historical Evidences for the Christian Faith, Revised Edition. (© Campus Crusade for Christ, Inc. HERE’S LIFE PUBLISHERS, INC, San Bernardino, Ca, 1972, p. 144.
4Peter Stoner in Science Speaks (Chicago: Moody Press, 1963). [This title is currently out of print. (http://www.amazon.com/exec/obidos/ASIN/0802476309/abundanlifeher0c)]. Referenced in Evidence That Demands a Verdict, by Josh McDowell, 1979 edition, pages 166,167.
5Ibid.
6Ibid.